Compressor de ar – Como funciona um compressor de ar?
Alguns tipos de equipamentos funcionam a base de ar comprimido, como por exemplo algumas ferramentas na construção civil, aparelhos em consultórios odontológicos, equipamentos em oficinas, entre outros equipamentos de alta performance que usam como meio principal a energia proveniente de ar comprimido. Ar esse que fica armazenado dentro de um compressor de ar!
O compressor de ar nada mais é que um cilindro selado com uma válvula que mantém a parte interna lacrada e sob certa pressão, assim o ar armazenado não tem a chance de escape sem que haja tido uma liberação da válvula principal. Como já citamos anteriormente, esses cilindros de compressor de ar são especialmente voltados para equipamentos em setores onde a principal fonte de energia é o ar comprimido. Além das situações citadas, podemos encontrar estes compressores nas indústrias, em montagem de infraestrutura e construção civil
Além de saber onde podemos utilizar um compressor de ar, também trouxemos neste novo artigo como funciona esse tipo de equipamento.
Como funciona um compressor de ar?
Em geral podemos dizer que o compressor de ar funciona de uma forma simples, transformando energia, proveniente de um motor elétrico, a diesel ou a gasolina, em energia potencial armazenada em ar pressurizado. Ar esse que irá alimentar outros tipos de equipamento que necessitam dessa energia potencial do ar pressurizado para funcionar plenamente.
Essa é a forma geral que os compressores de ar funcionam, porém podemos separar estes equipamentos em diferentes classificações e assim uma forma diferenciada de funcionamento de cada um dos compressores.
Os compressores de ar volumétrico ou como podem ser chamados compressores de deslocamento positivo, utilizam pistões para realizar a sucção do ar e conforme diminuímos o volume maior é a pressão do ar liberado. Nestes modelos o ar é aspirado e comprimido dentro do reservatório de ar e assim pronto para ser liberado. Os compressores volumétricos são os com menor desgaste dos componentes internos.
Os compressores de ar dinâmico, por sua vez, realizam a aspiração do ar atmosférico e transformam a energia cinética em pressão. Essa transformação ocorre por conta de um sistema de impulsores que giram em grande velocidade liberando o ar interno com maior pressão ainda. O ar comprimido é liberado por difusores internos que fazem todo o controle da liberação.
Os compressores êmbolos, também conhecido como compressor de pistão, realizam a transformação e a liberação a partir do movimento de discos e pistões do lado interno do equipamento, porém necessitam de um sistema de refrigeração para não acumularem o calor.
Os compressores rotativos são divididos em multicelulares, duplos parafusos e roots. O primeiro modelo mantém a compressão do ar sem interrupção e baixa emissão de ruídos, os modelos duplo parafuso funcionam com dois parafusos que formam uma espécie de hélice que comprime o ar. Já os modelos de compressores roots deslocam o ar dentro de um reservatório sem o uso de uma válvula de retenção, ele é controlado por uma câmara de compressão que mantém o equilíbrio entre volume e pressão.
E por último os compressores axiais e radiais. Os axiais comprimem o ar seguindo a movimentação do eito, já o radial gira de maneira contrária ao eixo principal de rotação, aspirando assim o ar atmosférico e o mantendo dentro do reservatório em alta pressão.
Locação de compressor de ar é na Consluga
Buscando um compressor de ar de qualidade? Conheça o catálogo da Consluga, uma especialista no aluguel de equipamentos para construção civil. Na Consluga você pode encontrar não só os melhores compressores de ar mas também uma vasta gama de ferramentas de uso na construção civil para suprir as mais diversas necessidades.
Estamos atuando nas seguintes regiões:
- Osasco
- Barueri
- Itapevi
- Alphaville
Entre em contato com nossa equipe de atendimento e solicite o seu orçamento para o aluguel de um compressor de ar.